A sua imobiliária está pronta para crescer? Gestão Estratégica é a solução!

A sua imobiliária está pronta para crescer?

Em postagens anteriores já comentei como o mercado imobiliário é totalmente diferente de todos os outros. A gestão de uma imobiliária é tarefa das mais complicadas e desafiadoras.

Hoje o mercado exige que as empresas estejam muito bem estruturadas para atenderem a uma demanda de clientes modernos, digitalizados e com oportunidades na palma da mão. A tecnologia vem fornecendo muitas informações e mudanças na relação corretor, imobiliária e clientes.

Se por um lado essa modernização aumentou o número de compradores e vendedores, pois está mais fácil e prático encontrar imóveis, também produziu uma cobrança maior por qualidade no atendimento, rapidez e abertura de informações que elevam as desconfianças dos corretores, mas que são fundamentais as escolhas dos compradores. 

Esse fenômeno vem ocorrendo de fora para dentro e os sinais estão sendo dados pelos clientes. Quem “perder o bonde” ficará para trás.

Isso aumenta ainda mais a responsabilidade dos empresários por uma estrutura mais profissional, menos burocrática e ágil. A exposição ao risco deve ser minimizada para não perder bons negócios devido a problemas que poderiam ser resolvidos com simples ações que tornassem o processo mais eficiente. 

Muitos desafios se apresentam e se você e sua equipe não estiverem preparados para enfrenta-los, as oportunidades serão desperdiças e o crescimento e desenvolvimento ficarão ameaçados. 

Como está a Gestão Estratégica da sua Empresa?

Essa pergunta tem total relação com o título do post e deve ser feita cotidianamente pelos empresários. Uma reflexão que contribuirá no aumento da performance da sua empresa e fundamental ponto de partida para a construção de um caminho de sucesso. 

Pensar a empresa de forma muito pontual pode reduzir seu horizonte e não trará os resultados esperados. Uma forma de avaliar e reavaliar o que vem sendo feito e projetar melhoras na sua organização é utilizar-se da Gestão Estratégica, que ampliará a sua visão sobre a empresa fazendo enxergar o todo e não parte. 

Algumas ferramentas são importantes e estão disponíveis em sites e várias literaturas, mas devem ser bem aplicadas e conduzidas por profissionais que estejam preparados para analisar as informações produzidas por elas. 

Caso você não esteja enquadrado nesse perfil, opte por contratar pessoas qualificadas e evite os erros de interpretação dos relatórios que o levarão a uma avaliação emocional e subjetiva. 
Como consultor, acredito que a chance de sucesso aumenta quando o empresário tem disciplina e executa todas as fases que deixo abaixo. 

1) Diagnóstico da situação atual
2) Indicadores Balanceados de Desempenho ( BSC – Balanced Scorecard)
3) Organização Orientada a Estratégia
4) Benchmarking
5) Análise SWOT
6) Definição dos Indicadores, Metas e Planos.
7) Ferramenta 5W2H
8) Análise dos riscos
9) Relatórios para avaliação permanente

Talvez encontre outras formas de montar sua estratégia ou que se adaptem melhor ao seu negócio, mas confio que seguindo esses passos você alcançará seus objetivos.

Agora é a hora de colocar em prática. Mãos a obra e boa sorte.

Rogério Braga