Ao Mercado Imobiliário “Minha Eterna Gratidão”

Ao Mercado Imobiliário “Minha Eterna Gratidão”

Você tem acompanhado e continuará acompanhando aqui no Blog da Adição Consultoria e Treinamento uma série de artigos voltados para o mercado imobiliário. Seja sob a ótica da Gestão Financeira ou da Gestão de Marketing Digital, o nosso objetivo é oferecer a você informações e elementos que possam de alguma forma gerar um novo olhar sobre a sua profissão e o seu desenvolvimento pessoal. Propomos um diálogo e uma reflexão sobre o direcionamento deste mercado: Estamos no caminho certo? Convido você a refletir, trocar e compartilhar conosco as suas experiências. 

Aceita o convite?

O mercado imobiliário vem sofrendo muito com a crise econômica (ou será política?) brasileira. Sei que não é uma exclusividade deste segmento e que muitos outros têm encontrado dificuldades para seguir, mas quero me dirigir a ele por ter dedicado boa parte da minha vida profissional ao atendimento de corretores imobiliários, pequenas e médias imobiliárias e administradoras de imóveis, aos quais sou muito grato pelo tanto que me ensinaram. 

De que forma isso se deu?

Entrei para o mercado de trabalho na década de 90. Meu segundo emprego foi no jornal O Globo, empresa carioca onde atuei na área comercial por quase 20 anos. Aprendi muito enquanto estive ali. Me formei não só como profissional, aproveitando todos os recursos de capacitação que a empresa me oferecia, mas principalmente me consolidei como ser humano, me cercando de convicções e valores passados na minha educação que tenho certeza foram e são importantes para a formação do meu caráter. 

Profissionalmente me tornei publicitário e posteriormente pós-graduado em Marketing Digital. Como pessoa, sempre me interessei pelas relações humanas e como elas poderiam se dar baseadas na ética e no respeito, sendo úteis e generosas para mim e para o outro. Durante boa parte destes quase vinte anos trabalhei com atendimento interno e externo e foi justamente neste momento que pude conviver tão próximo do mercado de imóveis.

Naquela época o jornal era indiscutivelmente o melhor caminho para que essas empresas pudessem divulgar seus produtos. Recordo-me quando foi lançado em 1997, lá se vão 20 anos, o caderno Morar Bem, suplemento sobre casa e decoração que continha os cadernos de Classificados de Imóveis e que movimentou o mercado se transformando numa referência, compartilhando conteúdos e direcionamentos voltados para atender ao vendedor e ao comprador. O volume de ofertas era enorme, muitas imobiliárias e construtoras consolidaram suas marcas e atributos através desse caderno. Quem anunciava no caderno de Classificados tinha muito retorno, isso dito pelos anunciantes. Embora, como sempre, muitos reclamassem do preço. 

Em 2007 minha vida profissional começa a mudar. O Planeta Imóvel passa a se chamar ZAP e, se não estou sendo enganado pela minha memória, neste mesmo ano a sua operação comercial chega até a equipe de vendas do Jornal O Globo. 

A partir daí, embora já conhecesse e gostasse da internet, comecei a perceber que havia começado uma mudança. Uma quebra de paradigma dentro da empresa. Seu modelo de negócio ou a minha percepção do negócio começava a mudar. Não quero dizer com isso que no lançamento do O Globo On Line a mudança já não tivesse se desenhando, mas certamente em 2007 essa mudança chegava aos Classificados e impactaria fortemente esse mercado. Não por acaso, fui trabalhar no ZAP alguns anos depois. 

Aí você vai dizer: “O Planeta Imóvel já existia desde 2000 e você só percebeu a mudança agora?” Sim. Só percebi ou fiquei atento em 2007, porque talvez, exatamente ali, o mercado carioca no qual eu atuava percebeu com algumas restrições ou desconfianças, é claro, que algo de novo estava se apresentando e a oportunidade de unir descrição do imóvel, imagem e interação, representava um grande avanço.

Definitivamente, era preciso mudar. Virar a chave, se reinventar, escrever uma nova história e ser um agente dessa mudança.

Olhando hoje o mercado parece que eu não estava enganado quando resolvi fazer uma pós-graduação em Gestão Estratégica de Marketing Digital. Os portais de imóveis se consolidam como o novo Classificados, as mídias e as redes sócias vêm expandindo cada vez mais o seu espaço e se firmando como grandes canais de relacionamento e negócios e as empresas já entenderam que a internet tem muita a oferecer.

E como o mercado imobiliário vem se relacionando com os novos canais, com as novas mídias e com esse novo cliente? 

Esse será o tema do meu próximo artigo. Você que é corretor, gerente, CEO de uma imobiliária, acompanhe nossos conteúdos. 

Até breve!

Rodrigo Braga
Empreendedor Digital