Corretor de imóveis qualificado faz toda a diferença no mercado.

Corretor de imóveis qualificado faz toda a diferença no mercado.

O corretor de imóveis está entre as principais profissões do país. É o único que reúne informações precisas e robustas do mercado, conhece as vantagens e desvantagens de imóveis que comercializa, preços, condições de pagamento, documentação, dentre outros. 

Junte-se a isso tudo a capacidade do mercado imobiliário em movimentar a economia nacional com operações diárias, volumes expressivos e um dos setores que mais empregam, contribuindo para o desenvolvimento do país.

Há três anos saí da corretagem, mas a sensação é que nunca saí, pois é uma profissão que adere à nossa vida, que flerta com fortes emoções e momentos inesquecíveis, até mesmo na “dor”, que você carrega experiências para outras atividades e que, portanto, não permite essa separação definitiva.

Passado todo esse tempo, fiz uma reflexão sobre como o corretor pode fazer para melhorar seu desempenho. Olhando de fora, fica mais fácil fazer essa análise.

Antes de começar é preciso entender que o mercado imobiliário é composto do corretor fixo e outro que vou chamar aqui de rotativo. O fixo é aquele que há anos permanece atuando e que abraça a profissão sem procurar oportunidade fora. O rotativo é aquele que entra no mercado e não fica por muito tempo, logo que surge uma oportunidade de recolocação, deixa a corretagem. 

Considerando esses dois perfis de corretores, vou priorizar o corretor fixo, pois mantém o foco na profissão e para isso vai precisar se qualificar constantemente.

Não tenho dúvidas que a melhor opção para esse profissional é se capacitar cada vez mais. A dificuldade, nesse caso, é encontrar uma qualificação que fuja aquela velha configuração de técnicas de vendas como solução para melhores resultados. As técnicas são importantes e devem ser atualizadas, mas não podem resolver todos os problemas. 

Além do mais, vendas, o corretor já domina, e a prática do dia a dia fortalece essa competência. O que falta nesses treinamentos é ampliar esse horizonte, trazendo novos conhecimentos nas áreas de finanças, marketing digital e relação interpessoal.

Todo profissional transfere para sua atividade os conhecimentos adquiridos e não há dúvidas que uma imobiliária podendo contar com um corretor qualificado que esteja apto a contra argumentar com o seu cliente vendedor o preço de venda do imóvel, muito além da perspectiva que o mercado impõe ou contrapor o cliente comprador com dados que provem estar fazendo uma boa compra, demonstrando o retorno que terá nesse investimento, vai proporcionar uma operação de extrema qualidade e o posicionará como o único profissional habilitado a falar de mercado imobiliário.

Essa foi a minha reflexão, mas convoco os profissionais a fazerem as suas, com a convicção que a carreira exige qualificação constante, pois à medida que mais corretores entram no mercado, mais se exigirá dele. E vai se destacar aquele que estiver mais preparado.

Rogério Braga
Consultor Financeiro