Cuidado na hora de investir seu dinheiro

No início desse ano me chamou a atenção durante os jogos do Campeonato Carioca de Futebol o patrocínio de uma empresa de investimentos na camisa de alguns clubes tradicionais do Estado.

Lembro-me que fui buscar informações e pouco havia a disposição. Naturalmente era uma empresa nova que buscava seu espaço no mercado e escolheu o futebol como porta de entrada.

Ainda assim fiquei curioso e quis me aprofundar, pois não é muito comum empresas com esse perfil, exceto em grandes bancos, destinarem verbas de patrocínio para clubes de futebol ou associações.

O que havia encontrado não era muito positivo.

A CVM já vinha se posicionando sobre o seu sócio/gestor e aplicava algumas sanções porque este não tinha autorização para o exercício da função.

A partir dali passei a acompanhar a empresa e mantive o radar ligado.

Muito antes do que eu previa a JJ Invest é acusada por investidores que colocaram seus recursos para serem administrados por seu sócio/gestor e hoje não conseguem contato para reaver o que foi investido.

A cada dia que passa fica ainda mais evidente que a população brasileira precisa de orientações financeiras para proteção e ampliação dos seus recursos. Casos como esse confirmam essa tese.

Nunca haverá excesso de informações em educação financeira, investimentos e proteção dos recursos financeiros. É fundamental esclarecer a população e apresentar caminhos mais seguros, sabendo que sempre haverá riscos, para fazer o suado dinheiro do trabalhador se valorizar e garantir uma vida sustentável e mais confortável.

Contudo, a inserção desses temas ainda não foi suficiente para conscientizar a todos que promessas fáceis e rápidas de rentabilidade e riqueza são apenas propagandas mentirosas para aplicar seus escassos recursos em operações de grandes riscos e de triste final.

Não posso afirmar que houve crime nessa operação, por isso trato como grandes riscos, mas certamente as investigações elucidarão a intenção dessa empresa na captação dos recursos.

É correto afirmar que a estratégia utilizada foi muito bem sucedida, tanto é assim que o sócio conseguiu atrelar a imagem da sua empresa a outras marcas tradicionais do esporte fluminense. Com isso trouxe a credibilidade que necessitava para atrair mais investidores.

Se de um lado investimentos em títulos públicos se tornam mais conhecidos e acessíveis, do outro, profissionais mal intencionados surgem com falsas promessas de rentabilidade acima da praticada no mercado e absorvem um elevado número de investidores para o seu projeto. Desconfiem sempre dessas mágicas que nos tentam vender.

Os primeiros passos com a inclusão da Educação Financeira nas redes sociais, nas mídias, nas escolas e empresas é muito positivo, mas apenas o início de um processo de longo prazo que precisa ser acelerado e cada vez mais debatido.

O momento é ideal para ampliar esse assunto, visto que estamos diante de uma Reforma da Previdência encaminhada ao Congresso e que afeta diretamente toda classe trabalhadora.

Muitas pessoas que colocaram seu dinheiro na JJ Invest estavam programando seu futuro e apostavam que essas operações financeiras lhe garantiriam uma aposentadoria mais tranquila e com renda extra acima do que lhe é oferecida pela Previdência Social.

Prudência e canja de galinha não fazem mal a ninguém, já dizia minha avó. O momento é de aumentar a fiscalização sobre essas empresas e/ou pessoas, orientar de maneira ética e responsável como investir, ter uma comunicação mais próxima da população, evitar esses profetas da riqueza e permitir acesso rápido e fácil a informação.