Bettinas e mais Bettinas

Não faz muito tempo escrevi no blog sobre os riscos que as pessoas correm em confiarem seus investimentos à pessoas ou empresas que prometem riqueza fácil e rápida.

Particularmente chamo-os de ”PROFETAS DA RIQUEZA”.

Mesmo diante de tantas informações disponíveis na internet e na mídia, esses PROFETAS atraem ainda mais investidores através de estratégias que não se sustentam e, de forma geral, causam enormes perdas.

A minha preocupação é com a reincidência de casos, mais ou menos graves.

No último final de semana subiu para o hall da fama uma jovem que viralizou nas redes sociais cotando sobre sua breve vida financeira.  

O vídeo era uma peça publicitária de empresa atuante no mercado financeiro, famosa pelas agressivas campanhas de marketing e que divulga relatórios sobre investimentos que são tratados pela COMISSÃO DE VALORES MOBILIÁRIOS como análises de investimentos e, portanto, o órgão não autoriza fazê-los.

Mas, voltando a Bettina, protagonista da peça publicitária, a sua rápida ascensão financeira chamou a atenção de quem a assistiu e trouxe para o debate o quanto é possível ou até crível alcançar esse montante em tão pouco tempo.

Poderia fazer aqui muitas contas que justificariam as dúvidas sobre o relato, mas prefiro usar esse espaço para alertar as pessoas dos cuidados que devem ter para não embarcarem em tudo que lhe contam. Falo isso como Educador Financeiro que se preocupa primeiro em proteger a renda para depois destiná-la aos seus objetivos de vida, mas sempre de forma responsável.

Em poucos cliques encontramos os profetas com discursos de auto ajuda, rentabilidade exuberante, ganhos fáceis e tantas tentações que motivam pessoas a seguirem esses modelos.

Muitas Bettinas aparecerão e tentarão convencê-lo de que existem atalhos. As escolhas são suas e antes de tomar qualquer decisão procure se informar e minimize os riscos, pois eles sempre existirão, porém, quando a facilidade é grande, esse risco é maior.

Invista nos seus sonhos e seja feliz.